FAMÍLIA



Dica Nº1

Pais, equilíbrio entre Amor e Limites
O que fazer para chegar ao equilíbrio entre amor e limites ?

Não existe uma "receita" para educar os filhos, mas existe princípios que vemos que dá certo para muitos casos.

Vamos refletir um pouco:

O que é uma Educação Ideal  versos a uma  Educação Prejudicial – pense um pouquinho a respeito.

O papel dos pais é orientar, esclarecer dúvidas, mostrar o certo e o errado com suas conseqüências e ser espelho moral / exemplo).

Por que os filhos agem do jeito que agem? Por aprenderam ou já nascem assim?

Os filhos aprendem em todo tempo. Através dos exemplos que ouvem e vêem e bem como, pelo o que ensinamos repetidas vezes à eles.

Saiba que os comportamentos inadequados podem ser modificados.


Três palavras tornam a mudança possível:

  • PERSISTÊNCIA
  • PACIÊNCIA
  • TREINO
Amor incondicional deve ser bem aplicado, pois é amar o filho (a) e não seu comportamento.  Não é super proteção, nem ser permissivo, ou ser intrusivo. É ser assertivo e firme.

“Crianças precisam saber que são importantes, que são amadas, que tem valor.”


"Crianças carecem de limites, pois se sentem mais amadas e seguras. Percebem que se importam com ela".


As crianças testam nossa autoridade todo tempo e é necessário manter-se firme, sem ceder as lamúrias e manhas tão comuns.

  • Comunicação positiva:
-    Seja objetivo e claro em seus pedidos: “Não pegue o copo de vidro...”
-          Explique rapidamente: “...porque pode quebrar...”
-          Mostre as conseqüências: “...e você pode se machucar...”
-          Apresente alternativas: “...você pode pegar aquele copo de plástico da gaveta”.
-          Ajude seu filho a expressar seus sentimentos. Pergunte o que ele está sentindo , se importe .
  • Risque estas frases e expressões do seu repertório.
  • “Eu já falei um bilhão de vezes...”
  • “Não, porque não e pronto!”
  • “Tire esse sorriso da cara, já.”
  • “Você não tem jeito mesmo.”
  • “Você não faz nada direito.”
  • “Por que você não faz como seu irmão (irmã)?”
  • “Se você me amasse não teria feito assim.”
  • Use frases e atitudes Positivas no seu dia-a-dia!
  • uma tarefa de cada vez e não fique falando várias coisas ao mesmo tempo do tipo: “coloque comida pro cachorro, agora; ontem vc já esqueceu; jogue o lixo do banheiro, depois vai tomar banho.....bla...bla...bla...
  • Acentue sempre o lado positivo, elogie, recompense, mostre entusiasmo (sem exagero ou falsidade). Estimular e elogiar o esforço, a coragem.
  • Trate com respeito, só assim poderá cobrar respeito.
  • Se acostume a usar as palavrinhas mágicas: Peça “desculpas” quando necessário. “Agradeça”, peça “por favor”.
  • Reserve hora para brincar com os filhos. Um dia o pai outro a mãe. Isto une a família!
  • Façam programas em família: pic nic; acampa-dentro (acampamento dentro de casa); roda de conversa; conte histórias de sua infância; dance juntos; faça a comida predileta. São coisas que não dependem de muito dinheiro e faz uma grande diferença para eles.


Dica Nº2


Vamos falar um pouco de Internet e filhos

  • As coisas mudaram, e você?
  •  Modernidade: temos que nos atualizar!
  • E a linguagem que eles usam nos sites de relacionamento? Você conhece alguma, entende?
     (Internetês)
Não adianta exigir que ele escreva o português corretamente porque eles têm pressa. É a geração do “agora” ,“já”. Só vejo um jeito – nos atualizar sempre, pelo menos tentar.
Segue algumas abreviações usadas pelos jovens de hoje nos sites de relacionamento, apesar de que estão sempre sendo modificadas. Talvez estas já estejam em desuso.

  • Pq vc naum xego na hr q eu t flei?
  • cmg? ñ ou naum
  • V6  eh d+... Bjs ...xau
 - Dx em qnd. Basta adivinhar que "dx" é "de vez", fácil, não é?, daí, "De vez em quando".

           Como saber o que os filhos estão vendo na internet?

  • Existem programas que bloqueiam sites. Pesquise no Google.
  • Visitar o histórico na barra de ferramenta. Claro que continua existindo a possibilidade de a criança criar um perfil falso escondido dos pais, ficando exposto a perigos virtuais, mas reais.
  • Por isso, mais do que vigiar a atividade da criança na internet, os pais devem conversar bastante com ela.  Apresente para o seu filho sites interessantes e não deixe de responder quando questionado sobre o que está fazendo na web.
  • Pais conectados podem monitorar mais de perto. Sem contar que é uma forma de os pais ficarem por dentro do que rola no “universo digital”, que é imenso e atualizado a cada dia.
  • Mas, o diálogo, orientação, interesse, limitar o tempo, dizer NÃO, ainda é as melhores ferramentas que temos para proteger nossos filhos.
Dica Nº3
  •        ESTOU ME ENVOLVENDO NA EDUCAÇÃO DOS MEUS FILHOS OU ESTOU    TERCEIRIZANDO?         


  •  Envolva-se e participe integralmente da vida dos seus filhos sem ser intruso. Mas se necessário seja firme e não se desvie dos seus valores.
  • Ser intruso é não respeitar as escolhas deles. Desde que sejam escolhas seguras para eles.
  •  Não devemos esperar perfeição.
  • Ensine e reforce valores – virtudes (a verdade, a responsabilidade, a solidariedade, a humildade, o respeito às diferenças.
  • A televisão e internet têm trazido influências negativas para  nós dentro da nossa casa. Nós não podemos ficar parados, vendo as coisas piorar.
  • Não dá para isolar nossos filhos do mundo ou colocá-los em uma redoma de vidro, porém, podemos ensiná-los como permanecer firmes nos valores que ensinamos e superar as influências do mundo.
  • Consultamos a fonte eterna de orientações para nós pais e educadores, em Romanos 12.2, diz: “ Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis quais seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.


SUGIRO ALGUNS FILMES PARA VOCÊ ASSISTIR
     
1. PROVA DE FOGO - Diante de tantas produções, falar de relacionamento parece ser repetitivo – ainda mais quando a sociedade quer fazer do casamento algo descartável. Fireproof, uma produção da Igreja Batista de Sherwood aborda corajosamente uma família em decomposição de suas bases, indo ao atalho falho do divórcio. Com o amparo da família de Caleb (Kirk Cameron) um doloroso caminho é percorrido – redescobrir o amor ou mesmo aprender a amar. O grande desafio proposto é aceitar a aliança entre o homem e mulher do ponto de vista de Deus – ” Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. – João 16:33″, longe do triunfalismo ou pensamento positivo.
2. O SOM DO CORAÇÃO - Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor. Evan, garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do "Mago", um empresário de rua.Robin Williams ,William Sadler , Freddie Highmore , Jonathan Rhys Meyers ,Terrence Howard , Keri Russell , Kirsten Sheridan.
             

  • 3. A PROCURA DA FELICIDADE - Em À PROCURA DA FELICIDADE, (The Pursuit of Happyness), Chris Gardner (Will Smith) é um homem de família lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. 


  • 4. BELLA - José (Eduardo Verástegui), ex-jogador de futebol de sucesso, trabalha atualmente como cozinheiro do restaurante mexicano de seu irmão. Nina (Tammy Blanchard) é garçonete do local. Juntos, passam um dia em Nova Iorque após alguns mal-entendidos no restaurante, encontro que irá transforma suas vidas para sempre.

  • 5. UMA LIÇÃO DE AMOR - Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
     


----------------------------------


Para Refletir: NÃO SE META NA MINHA  VIDA



  • Esta frase tocou-me profundamente, tanto, que freqüentemente a  recordo e comento nas minhas conferências com Pais e filhos. 





    • O que você responderia? 
    Esta poderia ser a minha resposta:

      FILHO,
      UM  MOMENTO,
      NÃO SOU EU QUE ME METO NA SUA VIDA, MAS VOCÊ QUE SE METEU NA MINHA!

      Faz muitos anos, graças a Deus, e pelo amor que a mamãe e eu sentimos,
      você entrou em nossas vidas, ocupando todo nosso tempo, ainda antes de nascer.
      A mamãe sentia-se mal, não conseguia comer, tudo o que comia, vomitava ,
      e tinha que ficar de repouso.  Eu tive que me dividir entre as tarefas do meu trabalho e as da casa para ajudá-la.
      Os gastos aumentaram incrivelmente, tanto que grande parte do que ganhava era gasto contigo, para pagar um bom médico, medicamentos, maternidade, roupinhas carrinhos e tudo mais.
      A mamãe não podia ver nada de bebê, tudo queria comprar pra você, compramos tudo o que podíamos e até o que não podíamos.

      NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Chegou o dia em que você nasceu: Tivemos que adaptar um quarto para você.
      Desde a primeira noite não dormimos.  A cada três horas, como um alarme de relógio, você queria mamar.  Mamava sem pressa...
      Outras, porque sentia dores de barriga e chorava... e chorava..., sem que nós soubéssemos o que fazer, pois não sabíamos o que você tinha,  até chorávamos juntos.

        NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Aí você começou a andar, eu não sei quando foi que eu tive que andar mais atrás de você, se quando começou a andar ou quando “pensava” que já sabia.  
      Já não podia sentar-me tranquilo  pra ler o jornal ou a ver um filme ou o jogo do meu time favorito, porque quando eu acordava, você se perdia da minha vista. E eu corria à sua procura.

       NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Ainda me lembro do primeiro dia de aula.  Já na porta do colégio, e você não queria soltar-me a mão e entrar. Choravas e pedia que eu não fosse embora.
      Tive que entrar contigo na escola, e pedir à professora que me deixasse estar ao seu lado, algum tempo, na sala, para  que fosse se acostumando.
      Depois de algumas semanas  já saía do carro correndo para se encontrar com os seus amiguinhos.

      NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Foi crescendo, já não queria que levássemos às festas em casa de seus amiguinhos, e você pedia que parássemos numa rua antes e que  fôssemos buscar numa rua depois, porque já eras “grande“, não queria chegar cedo em casa, reclamava quando impuséssemos regras.
      Não podíamos fazer comentários sobre os teus amigos, sem que se voltasse contra nós, como se você conhecesse a eles sua vida toda e nós fôssemos uns perfeitos "desconhecidos" para você. 

      NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Cada vez sei menos de você por você mesmo, só pelos outros. Já quase não queres falar comigo, dizes que apenas sei reclamar, e criticar você.
      Outras vezes você acha razão para rir de mim. Me pergunto: como, com esses defeitos, pude dar a você o que até agora tens?!! 
      A Mamãe passa a noite em claro e consequentemente não me deixa dormir dizendo-me que ainda não chegaste e que já é madrugada, que o teu celular está desligado, que já são 3hs e você ainda não chegou!!!!
      Até que por fim  podemos dormir quando acabas de chegar.

       NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Agora só me procuras quando você tem que pagar algo ou necessitas de dinheiro para a universidade, ou  para sair ou pior ainda, quando eu procuro você, quando tenho que chamar sua  atenção.


       NÃO SE META NA MINHA VIDA?

      Mas estou seguro que diante destas palavras . .
       "NÃO SE META NA MINHA VIDA", podemos responder juntos:
      FILHO,  EU NÃO ME METO NA SUA VIDA VOCÊ QUE SE METEU NA NOSSA, EU ASSEGURO A VOCÊ, QUE DESDE O PRIMEIRO DIA, ATÉ AO DIA DE HOJE, NÃO ME ARREPENDO QUE VOCÊ TENHA SE METIDO NELA E A TENHA TRANSFORMADO PARA SEMPRE!
      SÓ OS PAIS QUE SABEM  SE METER NA VIDA DE SEUS FILHOS CONSEGUEM FAZER DELES, HOMENS E MULHERES QUE TRIUNFAM NA VIDA E SÃO CAPAZES DE AMAR!
      (autor desconhecido)

      “A base de uma sociedade democrática repousa no equilíbrio entre direitos e deveres. E isso deve ser aprendido na família, em casa.”

      Palestra ministrada por: Dirce Batista Ferreira
      Contatos: dbconsultoriasocial@gmail.com

      Comentários

      Postagens mais visitadas