ARRUMANDO AS MALAS - E agora o que levar?

Caso esteja ansioso com uma viagem e já tenha refeito diversas vezes a mala, não se desespere! Além de você, existem inúmeras pessoas passando pela mesma situação.

Nuevo Fondo


Antes de organizar o que levar, pense no destino escolhido, tipo de clima e quais passeios estão em sua programação. Essa simples reflexão é uma das maneiras mais eficientes de não levar peso desnecessário, evitando possíveis desconfortos como, por exemplo, uma terrível dor nas costas. Além disso, dê preferência a roupas que não precisem ser passadas, lembrando-se sempre de todas as combinações que elas podem oferecer. Abaixo, segue um check-list com utensílios essenciais:


Documentos: passagem aérea, passaporte, visto, cartões de crédito, dinheiro, travelers cheques, RG e carteira de seguro saúde.

Roupas: meias, roupas íntimas, pijamas, calças, bermudas, shorts, biquínis, sungas, sapatos confortáveis, chinelo, acessórios (bijuterias, cintos), roupas de frio (luva, cachecol, casaco, moletom) e roupas para praticar esportes.

Higiene pessoal: escova de dente, fio dental, pente e escova de cabelo, xampu, condicionador, sabonete, toalha, desodorante, filtro solar, kit manicure ou de barbear, perfume, absorventes, secador de cabelo, maquiagem, demaquilante e hidratante.

Remédios: primeiros-socorros, termômetro, antigripal, pastilha para garganta, colírios, etc. São muitos os cuidados a serem tomados antes de viajar ao exterior, se você faz uso diário de remédios controlados, procure levar com você as receitas deste remédio e a bula do mesmo. Não é necessário camuflar remédios de tarja preta ou vermelho, se você está levando consigo estas bulas e receitas. Não leve em quantidade, e não tente disfarçar tirando-os da embalagem.
Separe um espaço em sua mala para guardar a necessaire dos remédios. Compre-os ainda aqui no Brasil, não deixe para comprar no exterior, isso por que não será fácil encontrar-los. Não só pela dificuldade de achar-los, mas por causa da rigorosidade de alguns países. Em alguns países é necessário que você tenha antes passado por um médico, e não adianta chorar, espernear, fazer carinha de doente. Eles são rígidos.

* Uma dica para encontrar sua mala mais rápido nas esteiras é amarrar uma fita chamativa na alça. Você pode encontrar malas idênticas as suas e se confundir.

Tome algumas medidas preventivas também antes de sair do Brasil, vacine-se com a vacina anti-gripe, que o protege contra 70% das gripes existentes. Esta vacina deve ser tomada pelo menos um mês antes de sua saída do Brasil. (Consulte o Consulado) E se estiver indo para países que possuem auto índice de mosquitos vacine-se contra a febre amarela, essa deve ser tomada pelo menos 10 dias antes de sua saída do Brasil, além da vitamina B. Tome a vitamina 2 semanas antes de viajar até quando voltar para casa, ele funciona como eficaz repelente.
Abaixo uma lista com o que você deve levar em sua mala:
Comprimidos contra ressaca;
Preservativos;
Loção contra queimaduras;
Aspirinas;
Gel contra dor muscular;
Pomada contra assaduras;
Protetor solar;
Colírio;
Comprimido contra enjôo;
Protetor labial;
Curativos;
Antigripal- Lembre-se: a vacina não é 100% eficiente;
Comprimidos para diarréia e prisão de ventre;
Remédios pessoais- Não se esqueça da receita e da bula;
Complexo B- Uma cápsula por dia contra mosquitos;
Sal de Frutas- Para aquela comida que não caiu bem;
Antiinflamatórios- A cada oito horas contra dores fortes;
Algodão;
Antitérmico- abaixar aquela febre;
Spray para dor de garganta;

Observação: É claro que alguns itens acima não são tão necessários, tal como: Comprimidos contra ressacar, se você não toma bebidas alcoólicas.
Com essa pequena farmácia você se sentirá mais seguro, e saberá que poderá contar com aquele remédio.

Outros: máquina fotográfica e baterias, se forem muito grandes pode atrapalhar a diversão, leve só se você ama de paixão fotografar ou é fotógrafo profissional. Adaptador de plug (tomada) é muito importante, verifique a voltagem do local antes de levar seu secador, a não ser que você tenha um bivolt,  preparar seu celular para roaming internacional, óculos de sol e lista de telefones de emergência.

** Líquidos na bolsa de mão somente até 100 ml. Portanto, se não for urgente melhor colocar na mala que será despachada.

Depois de separar o que vai levar, deve estar pensando: Como guardar?

Escolha bem o tamanho da mala, pois ela precisa ter espaço suficiente para o que é necessário levar. Os modelos com rodinhas são muito práticos e também facilitam no transporte, mas como ela será carregada em pé, os objetos tendem a escorregar. Por isso, é preferível colocar as calças no sentido horizontal embaixo de tudo para não amassarem. Faça rolinhos com as camisetas. Coloque as lingeries em saquinhos ou distribua em meio aos espaços vazios. Faça o mesmo com os sapatos, deixe os pares em sacos separados, e guarde-os aproveitando as laterais.
Uma dica importante é colocar os sapatos antes de colocar as roupas. Em seguida os casacos pesados, calças, e as demais peças menores.

Bolsa de mão: Use mochila ou bolsa leve tipo nylon. Eu mesma já viajei com uma bolsa de couro linda, mas muito pesada que me fez chegar ao destino com dor nos braços. É as vezes damos uns foras desses. rs

Os cosméticos devem ser colocados em uma necessaire. Coloque as embalagens com produtos líquidos, evitando em embalagem plásticas tipo ZIP para evitar possíveis vazamentos nas roupas.

Para viagens nacionais, o peso máximo permitido para a bagagem é de 20 quilos na classe econômica e 30 quilos na executiva ou primeira classe. Já em vôos internacionais, o limite é de no máximo 32 quilos. Já as bagagens de mão podem conter no máximo cinco quilos.

Depois dessas dicas, tenho certeza de que ficou mais fácil fazer as malas. Aproveite e boa viagem!

E se você tem dicas e alguma experiência com suas viagens. O que você esqueceu ou não levou que fez muita falta?

Compartilhe conosco!

Até a próxima!

BJs
Dirce Batista

Comentários

Postagens mais visitadas